Os equipamentos hidráulicos são extremamente importantes em diversos setores industriais. No entanto, com o grande esforço que os equipamentos desenvolvem diariamente, é comum que ocorram alguns problemas de operação, porém, existem procedimentos que podem evitar que as falhas e erros aconteçam.
Toda e qualquer manutenção, seja ela hidráulica ou elétrica, requer atenção por parte das empresas. Isso acontece justamente porque qualquer falha em uma dessas áreas pode representar problemas graves, principalmente afetar a produção de uma empresa e, por consequência, o rendimento do negócio.
A ausência de manutenção hidráulica industrial pode comprometer a produção e cronogramas das empresas. Às vezes, uma única máquina que não funcione corretamente pode significar grandes prejuízos às empresas. O correto é realizar a manutenções com periodicidade. Conheça os principais tipos de manutenção de equipamentos industriais:
Manutenção preventiva
Seu objetivo é evitar que os equipamentos apresentem falhas ou erros, aplicando óleos ou outros tipos de lubrificantes para suavizar os impactos. O ideal para que a manutenção preventiva seja de fato eficiente é estabelecer entre os colaboradores uma mentalidade baseada na conscientização.
Dessa forma, todos estarão cientes de suas responsabilidades e podem ser aliados importantes. Afinal, os operadores estão diariamente em contato com as máquinas e equipamentos, sendo as pessoas ideais para ajudar na manutenção hidráulica preventiva.
Essa ação preventiva resulta no aumento da vida útil dos equipamentos e máquinas, gerando menos gastos com reposição de peças, compras de novo maquinário e prevenindo eventuais falhas que podem, a curto prazo, comprometer a produção, antes que estes transtornos aconteçam de fato.
Dentre as atividades preventivas mais comuns na manutenção hidráulica industrial preventiva, destacam-se:
- Controle do fluído de óleo
- Análises dos filtros de respiro
- Inspeção dos filtros de indicadores e medidores
- Verificação de mangueiras, tubos e conexões
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva não é a mais recomendada a se fazer, mais ainda é preciso, sobretudo em casos que a manutenção preventiva inexistiu. Esse modelo de manutenção age depois que o erro já aconteceu, realizando trocas de peças e também o conserto destas, trazendo de volta as características principais dos equipamentos.
A ideia da manutenção hidráulica industrial corretiva é corrigir uma falha, um erro no maquinário. O que se faz chegar à conclusão de que esse tipo de manutenção somente existe devido à omissão, que se deve à falta de medidas preventivas ou preditivas.
Manutenção preditiva
Para garantir a qualidade de serviço desejada, a manutenção preditiva é baseada em um planejamento prévio e técnicas de análise de desempenho, através de meios de supervisão ou de amostragem. Ela encontra falhas em estágio inicial em máquinas e componentes, quando ainda não são prejudiciais ao equipamento, fazendo a substituição ou conserto antes de surgir um defeito.
O objetivo central é reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva. Dessa forma, os custos e o tempo investidos são infinitamente menores às demais manutenções, pois ela se caracteriza pela previsibilidade da deterioração do equipamento.
Vale ressaltar também que a manutenção de equipamentos hidráulicos deve ser feita por uma equipe de profissionais capacitados, com amplo conhecimento no mercado e que exerce suas atividades dentro das normas e especificações que o mercado exige.
Aqui na Hidraumak realizamos o conserto e a recuperação de equipamentos e máquinas hidráulicas, como bombas, motores, cilindros e válvulas. Possuímos peças de reposição em estoque, e também realizamos a manutenção e reforma de máquinas hidráulicas, dispondo de serviços internos e externos. Entre em contato e saiba mais!
Comments are closed.