Todo gestor de um chão de fábrica tem como objetivo de trabalho aumentar a lucratividade da indústria a partir da sua alta produtividade e redução de custos. Por mais que isso pareça algo complicado de atingir de fato, sendo praticamente uma realidade utópica de constante busca pela perfeição no dia a dia de uma fábrica, existem meios de incrementar e otimizar os processos produtivos internos.
Algumas soluções são práticas, mas dependem de muito entendimento das necessidades da empresa e análise criteriosa acerca de seus métodos e eficiência. Neste artigo, destacaremos o que são os processos produtivos e algumas dicas de como incrementá-los na rotina da sua indústria. Confira!
O que são e os tipos de processos produtivos
Os processos são todas as tarefas executadas dentro de uma empresa que resultam em um produto final ou um serviço prestado. Desta forma, eles precisam ocorrer de forma organizada e integrada, através de um controle de Gestão de Processos assertivo.
Entre os principais tipos de processos, podemos definir três: os básicos, que são os considerados essenciais para a entrega do produto ou serviço; os de apoio, que dão suporte para as operações de rotina; e os de gestão, com o foco em analisar a performance destas atividades. A partir deste entendimento, o desafio é encontrar soluções práticas para incrementar todos estes tipos de processos, tendo em vista que eles estão interligados e complementam-se.
Dicas de como otimizar os processos operacionais
- Planejamento completo – O objetivo está em identificar falhas ocorridas nos processos, a partir de relatórios completos sobre as atividades executadas pelas equipes. Este planejamento apontará quais correções precisam ser realizadas, prevendo também o quanto isto acrescentará de eficiência nos processos;
- Identificar gargalos – Dentro desta análise, é possível também identificar quais os setores, colaboradores ou equipamentos que estão com sobrecarga de atividades ou mesmo que estão ociosos. Isto ocorre porque a otimização de processos é também uma gestão de pessoas, logo, uma distribuição mais justa de tarefas resulta também em maior produtividade;
- Manutenção de equipamentos – Por fim, o maior rendimento de um chão de fábrica depende diretamente da disponibilidade de maquinário. Afinal, uma produção parada é sinônimo de prejuízo. Para isto, realizar manutenções de qualidade evita o retrabalho e garante o pleno funcionamento dos processos produtivos.
A Hidraumak contribui diretamente com uma maior eficiência de plantas fabris ao desenvolver máquinas hidráulicas de alta qualidade para diversos segmentos da indústria. Além disso, realizamos a personalização de projetos de equipamentos industriais e prestamos serviços de manutenção. Tudo isto com o objetivo de incrementar os processos produtivos da sua empresa. Entre em contato e saiba mais!
Comments are closed.